Membro Superior
O membro superior é responsável pela orientação da extremidade preensora no espaço. Suas estruturas anatômicas refletem essa função pois são mais delicadas quando comparadas às do membro inferior, possuem mobilidade articular mais rica com músculos poliarticulares desenvolvidos e uma rede ligamentar mais tênue.
É caracterizado pela sua mobilidade e capacidade de segurar, golpear e realizar atividades motoras finas. Essas características são especialmente acentuadas na mão ao realizar atividades manuais. Ocorre uma interação sincronizada entre as articulações para coordenar os segmentos e realizar o movimento na distância ou posição mais adequada para uma tarefa específica. Como o membro superior geralmente não está envolvido na sustentação de peso ou motilidade, sua estabilidade foi sacrificada para ganhar mobilidade.
Constituído por uma raiz (ombro) e uma parte livre com 3 segmentos (braço, antebraço e mão).
Axila, fossa cubital e o túnel do carpo são significativas áreas de transição entre as diferentes partes do membro superior. Estruturas importantes as atravessam ou estão a elas relacionadas.