Nervos colaterais do Plexo Braquial
Os nervos colaterais provenientes da parte supraclavicular do plexo são o n. dorsal da escápula, n. torácico longo, n. supra-escapular e o n. subclávio. Os nervos colaterais provenientes da parte infraclavicular do plexo são o n. peitoral lateral, n. peitoral medial, n. subescapular superior, n. subescapular inferior, n. toracodorsal, n. cutâneo medial do braço e n. cutâneo medial do antebraço.
1) Nervo dorsal da escápula
Origina-se do ramo anterior de C5, com trajeto posterior frequentemente atravessando o músculo escaleno médio. Descende ao longo da margem medial da escápula. Inerva os músculos rombóide maior e rombóide menor. Algumas vezes inerva o m. levantador da escápula.
2) Nervo torácico longo
Origina-se dos ramos anteriores de C5 a C7 com trajeto vertical no pescoço e na parede medial da axila. Inerva o m. serrátil anterior.
3) Nervo supra-escapular
Origina-se do tronco superior do plexo braquial. Tem trajeto lateral através da região cervical atravessando a incisura da escápula. Inerva os músculos supra-espinal e infra-espinal.
4) Nervo subclávio
Origina-se do tronco superior do plexo braquial com trajeto anteroinferior sobre a artéria e veia subclávia. Supre o m. subclávio.
5) Nervo peitoral lateral
Origina-se do fascículo lateral, cruza anteriormente junto com a artéria toracoacromial e penetra a fáscia clavipeitoral. Supre o m. peitoral maior e emite um ramo comunicante para o n. peitoral medial.
6) Nervo peitoral medial
Origina-se do fascículo medial. Recebe um ramo comunicante do n. peitoral lateral. Passa anteriormente entre a artéria e a veia axilar. Seus ramos penetram e suprem o m. peitoral menor. Alguns desses ramos atravessam o músculo para suprir o m. peitoral maior. Embora seja denominado medial devido à sua origem do fascículo medial, situa-se lateralmente ao nervo peitoral lateral.
7) Nervo subescapular superior
Origina-se do fascículo posterior. É curto e percorre e inerva a parte superior do m. subescapular.
8) Nervo subescapular inferior
Origina-se do fascículo posterior. Passa inferiormente ao longo da parede posterior da axila e inerva a parte inferior do m. subescapular e o m. redondo maior.
9) Nervo toracodorsal
Origina-se do fascículo posterior, passa verticalmente ao longo da parede posterior de axila penetrando e inervando o m. latíssimo do dorso.
10) Nervo cutâneo medial do braço
Origina-se do fascículo medial. É o menor nervo do plexo e tem trajeto pela axila entrando no braço ao penetrar a fáscia profunda. Na axila recebe um ramo cutâneo lateral de T2 (n. intercostobraquial). Seu território de inervação é a pele da face medial do braço e assoalho da axila.
11) Nervo cutâneo medial do antebraço
Origina-se do fascículo medial distalmente à origem do n. cutâneo medial do braço. Sai da axila e entra no braço perfurando a fáscia com a v. basílica e entra no tecido subcutâneo. Inerva a pele da face medial do antebraço.