Anatomia Sistêmica

A Anatomia Sistêmica é definida como o estudo analítico macro e microscópico das partes constituintes do organismo reunidas segundo suas afinidades morfofuncionais. Estuda portanto as células, os tecidos, os órgãos e os sistemas. Os órgãos que integram os distintos sistemas apresentam características tanto genéticas quanto anatômicas equivalentes e encontram-se associados para o desempenho de funções determinadas no organismo. O conjunto de todos os sistemas orgânicos integrados forma o corpo humano.

O Sistema Esquelético é o conjunto de ossos e cartilagens que constituem o arcabouço de sustentação e proteção do corpo humano. Está dividido em esqueleto axial, apendicular e suas cinturas de ligação.

SISTEMA ESQUELÉTICO


Esse atlas está organizado da seguinte forma: crânio, coluna vertebral, cintura escapular, membro superior, cintura pélvica, membro inferior.
         
O Sistema Articular é o conjunto dos diferentes tipos de junções entre os ossos e/ou cartilagens. Essas junções são chamadas de Articulações. Está dividido em articulações fibrosas, cartilagíneas e sinoviais.

SISTEMA ARTICULAR


Esse atlas está organizado da seguinte forma: articulações fibrosas, articulações cartilagíneas e articulações sinoviais.
         
O Sistema Muscular é o conjunto de músculos distribuídos ao longo do corpo. Os músculos são estruturas contráteis, capazes de gerar movimento. É formado por músculos estriados esqueléticos, estriado cardíaco e lisos.

SISTEMA MUSCULAR


Esse atlas está organizado da seguinte forma: músculos estriados esqueléticos, divididos em músculos do esqueleto axial, apendicular do membro superior e do membro inferior.

O Sistema Nervoso é o conjunto de órgãos responsáveis por gerenciar todas as funções internas do nosso corpo.

SISTEMA NERVOSO


Este atlas contém as seguintes estruturas: Encéfalo, cérebro, tronco encefálico, cerebelo e medula espinhal.
         
O Sistema Circulatório é o conjunto de órgãos responsáveis pelo transporte de substâncias no nosso corpo. Se subdivide em Sistema Cardiovascular e Sistema Linfático.

SISTEMA CIRCULATÓRIO


Este atlas está organizado da seguinte forma: Coração, vasos sanguíneos (artérias e veias), órgãos do sistema linfático
         
O Sistema Respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis por captar, e tranferir o oxigênio para ser transportado pelo Sistema Circulatório até as células, e devolver o gás carbônico ao meio externo.

SISTEMA RESPIRATÓRIO


Este atlas contém as seguintes estruturas: Nariz, laringe, traquéia, bronquios, pulmões e pleura.

O Sistema Digestório é o conjunto de órgãos responsáveis por captar, triturar, processar (digerir) o alimento, absorver os nutrientes e eliminar os resíduos da digestão.

SISTEMA DIGESTÓRIO


Este atlas contém as seguintes estruturas: cavidade oral, faringe, esôfago, estômago, intestinos, reto e canal anal.
         
O Sistema Urinário é o conjunto de órgãos responsáveis por filtrar o sangue e eliminar os resíduos metabólicos por meio da urina.

SISTEMA URINÁRIO


Esse atlas está organizado da seguinte forma: rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.
         
O Sistema Reprodutor Feminino é o conjunto de órgãos responsáveis por produzir o gameta feminino, receber o gameta masculino, gerar o novo ser, armazenar e expulsar o feto.

SIST. REPR. FEMININO


Este atlas está organizado da seguinte forma: ovários, tubas uterinas, útero, canal vaginal, orgãos genitais externos.

O Sistema Reprodutor Masculino é o cunjunto de órgãos responsáveis por produzir o gameta masculino, e introduzir esse gameta no sistema reprodutor feminino.

SIST. REPR. MASCULINO


Este atlas está organizado da seguinte forma: escroto, testículos, epidídimo, ducto deferente, glândulas seminais, prostata, uretra, glândulas bulbouretrais, pênis.
         
O Sistema Tegumentar é o sistema responsável pelo revestimento externo do nosso corpo. É constituido pela pele e pela tela subcutânea.

SISTEMA TEGUMENTAR


Este atlas está organizado da seguinte forma: ainda em construção.
         
Sistema Endócrino

SISTEMA ENDÓCRINO


Este atlas está organizado da seguinte forma: em construção.