Nervos do Plexo Braquial
A maioria dos nervos no membro superior origina-se do plexo braquial que é uma importante rede nervosa que supre o membro superior iniciando no pescoço e estendendo-se até a axila. Quase todos os ramos do plexo braquial originam-se na axila (após o plexo cruzar a primeira costela). O plexo braquial é formado pela união dos ramos anteriores dos quatro últimos nervos cervicais (C5-C8) e pelo primeiro nervo torácico (T1) que constituem os ramos do plexo braquial. Esses ramos atravessam a abertura entre os músculos escalenos anterior e médio juntamente com a artéria subclávia.
Na parte inferior do pescoço, os ramos do plexo braquial unem-se para formar três troncos: superior (da união dos ramos de C5 e C6), médio (que é uma continuação do ramo de C7) e inferior (da união dos ramos de C8 e T1). Cada tronco, por sua vez, forma divisões anterior e posterior quando o plexo atravessa o canal cervicoaxilar posteriormente à clavícula. As divisões anteriores dos troncos suprem os compartimentos anteriores (flexores) do membro superior, e as divisões posteriores dos troncos suprem os compartimentos posteriores (extensores).
As divisões dos troncos formam os fascículos lateral, medial e posterior. O fascículo lateral é formado pelas divisões anteriores dos troncos superior e médio e está situado lateralmente à artéria axilar. Esse fascículo bifurca-se e dá origem ao n. musculocutâneo e à raiz lateral do n. mediano. O fascículo medial é formado pela divisão anterior do tronco inferior e está situado medialmente à artéria axilar. Dá origem ao n. ulnar e à raiz medial do n. mediano. O fascículo posterior é formado pelas divisões posteriores dos três troncos e está situado posteriormente à artéria axilar originando o n. axilar e o n. radial. Esses nervos são produtos da formação do plexo e constituem os nervos terminais do plexo braquial. Além desses há os nervos colaterais que podem se originar a partir dos ramos, troncos ou fascículos desse plexo, destinados à inervação de músculos e pele do membro superior.